Tenho como objectivo neste blog, mostrar que não é preciso nascer com nenhum dom em particular para se fazer algum tipo de arte.
Nunca fiz nenhuma formação, e comecei a pintar para exprimir e conseguir revelar sentimentos recalcados que me criavam angústias e inquietação.
Sendo assim, aconselho a todos que deem inicio a algum tipo de arte, seja ela escrita, falada ou de qualquer outra forma, pois posso afirmar que todos nós temos dons em particular, escondidos no nosso interior, e que o quanto antes saírem melhor será para nossas vidas e para as mutações que o nosso ser necessita passar ao longo da nossa vida.
Tudo o que nos rodeia está e sempre esteve em mutação, metamorfose, adaptação ou seja lá o que for, por isso, não devemos julgar-nos diferentes e querer simplesmente viver uma vida tranquila. Pois essa não é a nossa realidade.
As mudanças vêm sempre acompanhadas de novos conhecimentos, dor e desejo de aprender mais. Por isso, deixe de ter uma velha opinião formada sobre tudo e deixe-se levar por essa arte maluca, sofrida e complexa que é viver.




Não deixem de visitar a minha página de culinária; A ligação encontra-se no lado direito desta página, com o nome "Na cozinha" Outra arte da qual não abdico!

Na cozinha

Mesa de Natal








 
Delícia de Inverno

Ingredientes:
- 4 gemas;
- 4 colheres de sopa de açucar;
- 7 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 200g de chocolate preto em barra;
- 100ml de leite;
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Confecção:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Enquanto isso numa recipiente junte as gemas e o açúcar, batendo até obter um creme liso. Acrescente o chocolate já derretido, mexendo sempre de forma a envolver todos os ingredientes. Por fim acrescente gradualmente a farinha e o leite, até obter uma mistura cremosa, que caia em fio grosso.  Finalmente, acrescente o fermento e dispomha a massa em formas individuais. Levar ao forno pré-aquecido (180 C) durante 15 minutos.

Lombos de Robalo com Ervas Aromáticas em Massa Folhada

                   
Ingredientes:
- 1 Robalo de 500gr;
- 1 Cebola pequena;
- 1 Dente de alho grande;
- 1 Lata de Tomate Refogado;
- Massa Folhada;
- Alecrim;
- Tomilho Limão;
- Sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- 1 ovo para pincelar

Confecção:
Do robalo retire os lombos e corte em metades. Tempere com sal e pimentas. À parte faça um refogado com a cebola e o tomate refogado, acrescentando sal a gosto e reserve.
Num copo de varinha misture as ervas aromáticas, o alho e um pouco de azeite e passe com a varinha até obter uma mistura homogénea.
Disponha a massa folhada numa porção que lhe permita envolver/embrulhar os lombos.
Na sua base comece por colocar uma camada do preparado de tomate e um lombo regado com a mistura de ervas (sem exagerar). Coloque nova camada de refugado, outro lombo regado com as ervas e termine com outra camada de refugado. Por fim pincele as laterais da massa com ovo batido e junte todas as extremidades de forma a ficar bem fechado. Pincele com ovo e leve ao forno pré-aquecido (210C) durante 35 minutos.


Caramelos de Abóbora com côco





Ingredientes:

Para o Doce:
- 2Kg de Abóbora
- 200g de Açúcar
- 100ml de água
- Pau de Canela e Cravo da Índia (q.b.)
- 1 Côco Seco

 Para o caramelo:
- 300g de açúcar

Confecção:
Junte numa panela todos os ingredientes para o doce, menos o côco e leve ao lume até a abóbora se desfazer.
Antes de secar o líquido acrescente o côco laminado e mantenha no lume até dasaparecer toda a água.
Desligue o lume e deixe arrefecer.
Enquanto isso aqueça o açúcar até obter ponto de caramelo, sem deixar queimar muito.
Com a ajuda de duas colheres molde o doce, mergulhe-o no caramelo e logo de seguida coloque numa taça com água bem fria. Retire alguns segundos depois.

Gratinado de beringela com camarão


Ingredientes (2 px):

- 1 Beringela
- +/- 50 g de bróculo
- +/- 50 g de couve flor
- 2 cenouras
- 200 g de camarão pequeno
- queijo e fiambre
- 1 tomate pequeno
- bechamél
- Azeite
- Alho
- sal, pimenta branca e noz moscada q.b.


Confecção:

- Corte as cenouras em palitos finos e coza juntamente com os bróculos e a couve flor;
- Corte duas rodelas de beringela para cada dose. Frite-as panadas em ovo e farinha de trigo. Deixe-as dourar dos dois lados;
- Numa frigideira coloque o azeite e o camarão cortado em metades, junte o alho picado e deixe alourar; coloque o tomate picado, sem sementes e os legumes já cozidos e cortados; deixe refogar para ganhar sabor. Acrescente sal, pimenta e temperos que desejar q.b.; por fim acrescente ao preprado duas colheres de sopa de béchamel e deixe apurar;

Empratar:

- Coloque uma fatia da beringela frita, meia fatia de fiambre e uma fatia de queijo em camadas, de seguida acrescente o refogado de legumes e para terminar coloque a segunda fatia de beringela frita e de novo o refogado de legumes. Cubra com queijo e leve ao forno até gratinar.

Bom apetite!!

Tomate recheado c/ Bacalhau gratinado